O JOBO 2400

Tanque Jobo 2400

 

Já falámos por aqui da JOBO, a marca germânica que sempre se diferenciou da concorrência devido à sua qualidade e à capacidade de pensar fora da caixa.
 
 
 
Lançado nos anos 70, a pensar no fotógrado que está no terreno, o Tanque Jobo 2400 permite processar um filme de 35mm à luz do dia. Usando este tanque, deixa de ser necessário recorrer à câmara escura ou ao saco de câmara escura para carregar o rolo na espiral, porque esse processo é feito dentro do tanque de um modo engenhoso.  
 
 
 
O tanque necessita de 450ml de solução para cobrir a película por completo. Hoje em dia, não faz muito sentido gastar tanta quimica. O JOBO 1510, por exemplo, precisa apenas de 250ml. Contudo, na altura em que foi lançado, por vezes os filmes eram processados com urgência, para serem enviados para as redacções dos jornais. Assim, não é difícil acreditar que este tanque tenha sido bastante inovador.  
 
 
Mesmo assim, nos tempos que correm, o JOBO 2400 não deixa de ser o ideal para aqueles que têm pânico do escuro, ou para quem nunca se habituou a carregar o filme na espiral.  
 
 
A malta da CatLabs demonstra como se usa o tanque no vídeo a seguir:

 

 

Manual de instruções

 

Add new comment

Plain text

  • No HTML tags allowed.
  • Web page addresses and e-mail addresses turn into links automatically.
  • Lines and paragraphs break automatically.
By submitting this form, you accept the Mollom privacy policy.